O APELIDO

DÉCADA DE 40 - SURGE O CLUBE DA FÉ!

A frase que mais se ouvia no início dos anos 40 era que "o São Paulo só seria campeão se a moeda caísse em pé".

O São Paulo conquistou o título de campeão paulista em 1943, e mais tarde os campeonatos de 45, 46, 48 e 49. 

Nascia então o "Trio de Ferro", formado por São Paulo, Palmeiras e Corinthians, que passou a monopolizar o futebol paulista, até o surgimento de Pelé.

O São Paulo passou a ter o estigma de o "Clube da Fé". Palmeiras e Corinthians tinham hegemonia em conquistar o Campeonato Paulista e, em virtude disso, houve uma piada em que se consistia da seguinte maneira: "Se der cara, dá Palmeiras; se der coroa, dá Corinthians. Só dá São Paulo se a moeda cair de pé". 

De certa forma, tal piada acabou mexendo com os brios do time do São Paulo. Mesmo apresentando uma equipe  limitada tecnicamente, o Tricolor não se intimidou, reuniu forças, superou todos os obstáculos e conquistou o Campeonato Paulista de 1943. 

Esta conquista foi uma forma de resposta às provocações: "a moeda caiu de pé". E uma forma, também, de justificar o "Clube da Fé". Lembre-se de que Paulo, ao encontrar Jesus, passou a ser conhecido como o apóstolo da Fé. 
 
O tricolor também passou a ser conhecido como "Rolo Compressor", pois o time passava por cima de quem viesse pela frente. A equipe aliava a técnica de Leônidas, a inteligência de Sastre, a velocidade de Luizinho e Teixeirinha e a segurança de Rui, Bauer e Noronha, estes últimos conhecidos como os "Três Mosqueteiros".

O título paulista de 43 começou com a contratação do argentino Sastre, que passou a ser o cérebro da equipe. O técnico foi trocado no meio do campeonato. Saiu Conrado Rosa e veio para seu lugar, Jorge de Lima, o Joreca, o mesmo que apitou o jogo de estréia de Leônidas.

O campeonato foi muito disputado e o São Paulo conquistou o título após um empate em 0 x 0 com o Palmeiras. "A moeda caiu em pé!" - diziam os jogadores e torcedores são-paulinos ao final da partida.

O time desfilou pelas ruas da cidade em um carro alegórico exibindo uma moeda em pé, e a torcida foi até a sede da Gazeta Esportiva com o carro alegórico, buscar a Taça dos Invictos. O jogo do título aconteceu no dia 3 de outubro, no estádio do Pacaembu.

O público pagante foi de 42.143 pessoas e o árbitro era Carlos de Oliveira Monteiro. O São Paulo jogou com: King; Piolim e Virgílio; Zezé Procópio, Zarzur e Noronha, Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Pardal, técnico: Joreca. O Palmeiras entrou com: Oberdan, Junqueira e Osvaldo; Brandão, Og Moreira e Dacunto, Caxambu, Gonzalez, Cabeção, Villadoniga e Canhotinho, técnico: Del Debbio. 


Fonte: www.tricolormania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário